No último dia 05, foi publicado no site do e-Social que os eventos de Folha de Pagamento para o Grupo 3 (Micro e Pequenas Empresas, MEI, Empregadores Pessoa Físicas e Entidades Sem Fins Lucrativos) será prorrogado mais uma vez.
Sim, mais um adiamento. Entretanto, esse era de se esperar, visto já sabermos da simplificação desta declaração e das mudanças na Legislação quanto à nova forma de Contratação (pelo Contrato Verde e Amarelo), CTPS Digital, CPF como o documento principal e etc. Mas como tudo tem o lado bom e o lado ruim, vamos analisá-los:
(+) O lado bom desse adiamento é proporcionar uma melhoria e adequação do Sistema. Além de dar mais tempo para os contribuintes se ajustarem.
(-) O lado ruim é que quanto mais se adia, mais obrigações temos que cumprir nesse período. É verdade que eliminarão (a partir de Janeiro/2020) o CAGED e a RAIS, mas ainda temos que enviar a GFIP e os eventos do e-Social nesse período de transição. Ficamos acumulados de trabalho e os prazos não são adiados.
Além disso sabemos que quanto mais se demora no projeto, mais gastos ele incorre. Mas não vamos entrar nesse mérito, até porque falaremos apenas do que nos cabe... cada um no seu quadrado e assim conseguimos fazer nosso trabalho com excelência!
Enquanto isso, vamos aguardar novas notícias.
Por: Camila Calheiros
Comments